Foto: Anderson Stevens

Quem me acompanha no Instagram, já deve ter me visto falar bastante da Lidiane Santos. Lidiane é uma referência em seu segmento. A barista foi responsável por iniciar em Pernambuco em meados de 2013 o grande “boom” de cafeterias que vemos hoje. Toda essa cultura cafeinada foi fruto de muito estudo de mercado. Lidiane observou a maneira como nós Recifenses estávamos nos relacionando e consumindo o café, a maneira como as grandes redes “sobreviviam” e com isso percebeu a nossa adesão à tendência do consumo de cafés. Eu costumo dizer que se estamos vivendo a “terceira onda do café”, Lidiane certamente é um verdadeiro tsunami!

Não por acaso, a Revista Prazeres da Mesa em sua premiação “Melhores do ano”, indicou à categoria “Barista do Ano”, uma pernambucana: a própria Lidiane! Entre os indicados estão grandes nomes como Isabella Raposeiras do Coffee Lab (São Paulo, SP), Leo Moço (Curitiba, PR) e Flavia Pogliani (São Paulo, SP). Clique aqui e participe da votação até 04/06!

 

Conheça a trajetória dessa cafeinada:

QUEM É LIDIANE SANTOS?

Eu podia vir aqui e colocar algumas palavras que resumem Lidiane…

Lidiane Santos é psicopedagoga, trabalhou por sete anos na área educacional. A partir de 2009, iniciou-se no universo do café, participando dos cursos de barista no Coffee Lab (SP), Coffee Center (PE) e Santo Grão (SP). Através do Sindicafé-SP, participou dos cursos de Latte Art e Educação Sensorial com Metodologia SCAA. Ainda pelo Coffee Lab (SP), participou do curso de drinques com café. Em 2011, foi Juíza Sensorial do 6º Campeonato Regional de Barista, etapa Pernambuco. Alcançou, em 2013 , a certificação de barista pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB). Em 2014, participou dos cursos de Introdução ao Espresso (partes 1 e 2), Introdução ao Brewing e Extrações (partes 1 e 2) e Programa de Desenvolvimento de Instrutor (IDP), ministrados pela Specialty Coffee Association of America (SCAA).Mestre de Torra Avançado pelo CafeoTech Treinamento e Educação. Professora universitária da Disciplina de Chá e Café.

Mas prefiro compartilhar com vocês um pouco da pessoa e barista que conheci “de perto” nos últimos meses.

 

TUDO COMEÇOU COM A CONFEITARIA DA FAMÍLIA

A história de Lidiane com o café começou quando ela resolveu acrescentar o café no serviço Na confeitaria da sua família em Gravatá. Ao conduzir o negócio e conversar com clientes, ela percebeu que o café ia agregar valor ao seu estabelecimento. Como a oferta de conhecimento na região era pouca, Lidiane foi atrás de se especializar no café em suas formas mais variadas. O conhecimento adquirido não só foi suficiente para implementar o café na confeitaria, como também criou diversas outras oportunidades de negócio. Ela foi convidada por grandes redes para fazer treinamentos em equipes e sua referência a fez conquistar espaço em faculdades, onde foi ministrar disciplinas em cursos de graduação.

 

ESPAÇO SENSORIAL DO CAFÉ

Percebendo a procura e interesse de pessoas por informações sobre o café (e percebendo a chegada da “onda”), Lidiane criou o Espaço Sensorial do Café, onde ofereceu treinamentos e cursos. O local logo se tornou referência na cidade, chamando atenção de pessoas em regiões vizinhas que procuravam a especialização nesse segmento.

Lidiane com crianças no Espaço Sensorial do Café durante oficinal infantil de Preparo de bebidas com café, em outubro de 2016.

 

KAFFE TORREFAÇÃO E TREINAMENTO

A partir da sua experiência com o Espaço Sensorial do Café, Lidiane percebeu que tinham dois tipos de público: o coffee lover e o público que estava buscando um conhecimento mais profissional. Foi então que, em parceria com Eudes Santana, fotógrafo de gastronomia e seu marido, Lidiane resolveu dar um salto ainda maior.

Muitos dos seus treinamentos envolviam utensílios que os alunos não tinham em casa, e saiam do curso com a necessidade de tê-los para por o conhecimento em prática. Foi ai que a dupla decidiu ampliar os negócios, nasceu no começo de 2017 a Kaffe Torrefação e Treinamento. Um espaço físico de de rua, com o conceito de loja (a brecha de mercado que eles ainda sentiam que estava para ser preenchida) espaço para o treinamento e torrefação, conduzida por Eudes.

Foi na Kaffe que, no início desse ano, eu fiz meu curso de barista iniciante. Lá também participei de oficinas de degustação e harmonização (muito importantes para quem deseja se especializar no segmento!). Muito em breve vai ter post relatando minha experiência com o curso (uma das coisas que mais me perguntam desde que eu fiz) 😉

 

 

Por enquanto, aproveito para compartilhar a lista de cursos de junho da Kaffe. As inscrições podem ser feitas aqui.

 

E não esqueçam: votem na Lidiane para Barista do ano na premiação Prazeres da Mesa. 🙂


2 Comments

Ramon · 29 de maio de 2017 às 16:01

Lidiane é um amor de pessoa! Ótima profissional e professora atenciosa! Teve o tempo que ela ministrava aulas no Lá Luna escola gastronômica, foi onde eu fiz o meu curso de barista iniciante , me lembro de conversar com ela sobre o espaço sensorial do café, ela sabia que precisava dar um passo adiante, mas dava pra ver que ela sabia que ia ser difícil mesmo sabendo que coisas boas a esperavam. Hoje ela merece todo esse reconhecimento!

Stéph, te espero no topo

    Stéll · 30 de maio de 2017 às 09:35

    Ramon, você tem toda razão. A Lidiane é uma pessoa doce e profissional muito competente, essa mistura faz uma verdadeira magia. Acho que é impossível não gostar dela, não é? 🙂 Muito obrigada por todo apoio. É muito bom ver pessoas competentes torcendo pelo meu sucesso. Vamos juntos, Ramon! bj!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Lugares

Festival Recife Coffee começa a partir deste domingo (30)

Conforme já tinhamos anunciado por aqui, o Festival de Cafés Especiais, Recife Coffee, volta com a sua segunda edição nesse domingo, 30 de abril. O evento acontece de 2 a 31/05 nas 25 cafeterias participantes (ano Leia mais…

De grão em grão

Cafeteria itinerante conquista público atendendo dentro de um ônibus

Um ônibus charmoso – e cheiroso -, gente simpática e talentosa atendendo e cafés de excelente qualidade. Esse é o Clandestino Café, que além de contar com a irreverente ideia de ser uma cafeteria DENTRO de Leia mais…

Lugares

Recife recebe em maio segunda edição do festival Recife Coffee

Ano passado, logo no comecinho do Coffee Blog, eu postei algumas visitas em cafeterias durante um festival chamado Recife Coffee. Está chegando a hora de mais uma edição do festival acontecer por aqui. O Recife Leia mais…