Um ônibus charmoso – e cheiroso -, gente simpática e talentosa atendendo e cafés de excelente qualidade. Esse é o Clandestino Café, que além de contar com a irreverente ideia de ser uma cafeteria DENTRO de um ÔNIBUS, ainda conquista pela sua imprevisibilidade.

Dentro das minhas “voltinhas” pelo Instagram, vi algumas pessoas comentando de um tal ônibus-cafeteria estacionado pelas bandas de Garanhuns, durante o famoso Festival de Inverno. Infelizmente fui vencida pela distância e não pude conhecê-los na citada ocasião. Mas apertei o botão “seguir” e botei fé que ainda ia cruzar o caminho dele. E não é que ele veio parar na capital?

Perto do carnaval eles estacionaram aqui em Recife, pertinho de onde eu trabalho. Mas como tudo que é bom dura pouco, eu não consegui visitá-los em sua curta estadia por aqui. Fiquei bem triste, pois adoraria conta das experiência para os meus leitores cafeinados. Mas, para minha surpresa, não demorou muito para uma nova oportunidade. Faz pouco mais de uma semana que eles estacionaram no Museu do Estado de Pernambuco, ali na Av. Rui Babosa. Estive lá no último domingo e posso garantir: Valeu a pena.

Meu Espresso Alpino. Além do café espresso, eles têm também cafés coados. Eles usam Hario V60 e Aeropress. Os grãos são Mitsuo Nakao e Yaguara Ecológico.

Cheguei por volta das 17h20min e o busão já estava com a lotação completa. rs Poucas pessoas aguardavam ao lado de fora então resolvi colocar meu nome da lista – mesmo não curtindo o lance de esperar. Como ainda estava aguardando uma amiga, não deveria ser coisa e outro mundo. Não sei dizer quanto tempo esperamos, mas o suficiente para valer a pena.

Quando finalmente chegou nossa vez, entramos no busão cafeinado cheia de sede ao pote. Apesar da sua aparência bem vintage, ele tem ar-condicionado e é bem confortável.

Ele possui algumas poltronas bem fofinhas, típicas de ônibus tradicional, mas estrategicamente viradas para a mesa que acompanha. Do outro lado tem banquinhos e balcões para que quiser desfrutar de sua própria companhia, ou mesmo grandes grupos. Além disso ainda tem duas cadeiras laterais bem confortáveis, tipo de terraço, para quem quiser ficar muito de boa enquanto toma um coffee.

Eu fui de cara num Espresso Alpino e o combo: empanada de berinjela e mini bolo de cenoura com brigadeiro. Fiz ótimas escolhas, por sinal. Mas percebi que deixei passar a oportunidade de provar um “cappuccino gengibre”, e não me acanhei em pedir. Resultado: expectativa superada (sou fã de gengibre, vale salientar).

Um ponto que não pode passar despercebido: a playlist. Enquanto estava por lá rolou muita música boa, Bande Dessiné, Otto e outros artistas pernambucanos, mas também alguns clássicos internacionais. Amei!

O atendimento é impecável e muito pessoal. Por fim ainda deixei a tradicional mensagem em um filtro de papel, que já virou um ritual no coletivo cafeinado.

Obrigada pelos cafés e pela ótima experiência, Clandestino. Nos vemos na estrada, até a próxima parada. 😉

Como tudo que é limitado, rola um frisson, uma sensação de exclusividade e a mistura dessas duas coisas resulta em um pouco de espera, mas também uma experiência maravilhosa. Conheçam!

 

Clandestino Café
@clandestinocafé 

Por tempo indeterminado em:
Museu do Estado de Pernambuco 
Av. Rui Barbosa, 960. Graças, Recife -PE.
Acesso pela Rua. Senador Alberto Paiva.


1 Comment

Leonardo Concon · 29 de março de 2017 às 14:21

Reportagem sempre bem feita e oportuna sobre a nossa paixão: o café. E a ideia do ônibus é incrível. Quero conhecer um dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

De grão em grão

Lidiane Santos: barista pernambucana é destaque em premiação nacional

Foto: Anderson Stevens Quem me acompanha no Instagram, já deve ter me visto falar bastante da Lidiane Santos. Lidiane é uma referência em seu segmento. A barista foi responsável por iniciar em Pernambuco em meados de Leia mais…

Lugares

Festival Recife Coffee começa a partir deste domingo (30)

Conforme já tinhamos anunciado por aqui, o Festival de Cafés Especiais, Recife Coffee, volta com a sua segunda edição nesse domingo, 30 de abril. O evento acontece de 2 a 31/05 nas 25 cafeterias participantes (ano Leia mais…

Lugares

Recife recebe em maio segunda edição do festival Recife Coffee

Ano passado, logo no comecinho do Coffee Blog, eu postei algumas visitas em cafeterias durante um festival chamado Recife Coffee. Está chegando a hora de mais uma edição do festival acontecer por aqui. O Recife Leia mais…